Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Consumo de bebida alcoólica

O ABC DA BEBIDA ALCOÓLICA



Considera-se bebida alcoólica toda a bebida potável que, por fermentação, destilação ou adição, contenha álcool.

Quando consumimos álcool ele passa pelo nosso trato gastrointestinal e é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon. 

A concentração do álcool que chega ao sangue depende de fatores como:
  • Quantidade de álcool consumida em um determinado tempo (Ah vah? Não diga?)
  • Quantidade de comida no estômago
  • Massa corporal - então a diferença entre homens e mulheres
  • Metabolismo de quem bebe

Os efeitos do álcool dependem de fatores como: 
  • Quantidade de álcool ingerido em determinado período
  • Uso anterior de álcool 
  • Concentração de álcool no sangue

Dependendo da concentração que o álcool atinge no sangue os sintomas observados são


No sangue
Sintomas
99 mg/dl

Sensação de calor/rubor facial, prejuízo de julgamento, diminuição da inibição, coordenação reduzida e euforia

"Aquele momento onde você começa a rir de coisas estúpidas; nega com todas as forças a embriaguez; vira o melhor amigo de todos (barman, segurança, tia do banheiro); começa a pensar que todo mundo é bonito (PERIGO!) e pensa que é invisível e que ninguém está vendo você, faz um monte de caca pensando que ninguém viu, quando na verdade todo mundo está olhando para você!"

100-199 mg/dl

Aumento do prejuízo do julgamento, humor instável, diminuição da atenção, diminuição dos reflexos e incoordenação motora

"Deve ser aquele estado muito perigoso onde você começa a dizer toda a verdade; é a aquela hora que você começa a falar em outro idioma; você chora e diz que todo mundo à sua volta é seu melhor amigo e que você não sabe como  viveria sem eles; momento da depressão, tava tudo lindo e do nada seu mundo acabou".

200-299 mg/dl

Fala arrastada, visão dupla, prejuízo de memória e da capacidade de concentração, diminuição de resposta a estímulos, vômitos

"Ai ai ai, depois de toda a caca que você fez, você não se lembra de nadinha!"

300-399 mg/dl

Anestesia, lapsos de memória, sonolência (Momento Lascou!)

>400 mg/dl

Insuficiência respiratória, coma, morte (Momento R.I.P.)


FONTE: Departamento de Psicobiologia UNIFESP/EPM


BENEFÍCIOS 
Estudos tem comprovado que o consumo diário de quantidades MODERADAS (20 a 30g/dia) de álcool possuem efeitos benéficos para saúde. (WOOHOO! - visualização de alguns amigos comemorando, tipo Paulinas). Dentre os benefícios que temos escutado por ai, estão:
Diminuição do risco de doenças cardiovasculares  
  • Promove aumento do HDL-colesterol (colesterol bom) diminuindo o risco da formação de placas de gorduras que entopem os vasos
  • Reduz concentrações de proteína-C-reativa (indicador de inflamação e que antecede eventos cardiovasculares) 
  • Reduz os níveis de fibrinogênio (marcador de risco para doenças cardiovasculares)
  • Promove a dilatação dos vasos sanguíneos, tornando-os mais flexíveis e resistentes 
  • Promove a diminuição da coagulação sanguínea 

Reduzir a gravidade da artrite reumatóide 
  • Por seu efeito anti-inflamatório parece reduzir a gravidade ou até evitar o problema, já que artrite reumatóide trata-se de doença inflamatória crônica

Reduzir risco de asma
  • O grupo não bebia ou raramente bebia apresentou 1,4 mais vezes chance de desenvolver a condição em relação ao grupo que teve consumo moderado do álcool. Estudo interessante pois foi realizado em gêmeos, que possuem genes bastante parecidos, mas mesmo assim os hábitos são diferentes, então fica difícil afirmar.

Prevenção do Alzheimer e em outras doenças neurodegenerativas
  • Não se sabe ao certo porque essa relação, mas talvez, pelo sistema nervoso ser constituído de lipídios que predispõem doenças cardiovasculares e também neurológicas, os efeitos benéficos do álcool em dose pequena abranja o metabolismo dos lipídios, mas não se sabe ao certo. (Engraçado que uma coisa que pode proporcionar a maior amnésia, possa ter benefícios para um quadro cujo sintoma mais comum é a perda da memória)


VINHO TINTO
O vinho tinto é uma das bebidas mais associadas a benefícios, pois além do teor alcoólico, possui uma substância chamada resveratrol, antioxidante que além dos benefícios cardiovasculares diminuindo da agregação plaquetária (formação das placas que entopem as artérias), apresentam aumento da resposta imunológica, propriedade neuroprotetora, antimicrobiana, anticancerígena e já foi inclusive mencionado como um anti-idade (mas este último é só uma hipótese).

NÃO TE PERTENCE
Apesar do consumo moderado de bebida alcoólica parecer ser benéfico, isso não é para todos. Existem algumas pessoas que não devem consumir quantidade alguma de álcool, pois ao colocar na balança veremos que os benefícios serão beeem menores que os prejuízos! Quem são:

Pessoas com problemas psiquiátricos

Pessoas com problemas hepáticos (fígado)

Pessoas com pancreatite ou história de pancreatite

Pessoas com insuficiência cardíaca ou arritmias

Pessoas com  hipertrigliceridemia (aumento do triglicérides) 

Pessoas com hiperuricemia (aumento do ácido úrico)

Pessoas com problemas gastrointestinais: esofagite, refluxo, gastrite e úlcera

Gestantes e lactantes

Menores de idade

OBS: Para diabéticos o consumo de bebida alcoólica deve ser orientado pelo médico ou nutricionista, pois a recomendação ou proibição pode variar de caso para caso 

CONCLUSÃO

O consumo regular de doses moderadas de álcool parece SIM ter muitos benefícios, principalmente quando estamos falando da saúde cardiovascular. Mas é claro, excluindo os casos citados acima. 


Mas atenção, não podemos esquecer que o consumo excessivo de álcool também esta relacionado a inúmeros problemas de saúde, como alguns tipos de câncer (boca, faringe, esôfago, hepático), doenças hepáticas (esteatose, hepatite, cirrose), transtornos psiquiátricos e inclusive hipertensão arterial e infarto do miocárdio (ou seja, o consumo moderado pode ser benéfico para saúde cardiovascular, mas em excesso pode ser prejudicial). Isso sem mencionar o risco de acidentes e momentos embaraçosos, "sai justas", que podem te marcar para o resto da vida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece um consumo diário de 2 doses de bebida alcoólica para os homens e 1 dose para as mulheres. Uma dose-padrão de bebida alcoólica corresponde a 350 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 50 ml de destilado). 

RESSACA? AGUARDE! O PRÓXIMO POST VAI TE SALVAR

2 comentários:

  1. Amei Dan, muito interessante, fora que adoro seu linguajar, faz com que me prenda á Leitura.....tenho muito orgulho de vc filha....bjsssss....Te amo....Mamys

    ResponderExcluir
  2. Woohoo! tipo paulinas hahahahahahahah

    ResponderExcluir