Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Consumo de bebida energética

Devido ao consumo excessivo dessa bebida por familiares e amigos próximos, mais especificamente minha irmã, o que vem tomando conta de boa parte do meu orçamento familiar para comes e bebes (para quem não entendeu só estou querendo dizer que o produto em questão é meio caro $), decidi dedicar um post às Bebidas Energéticas! 



O QUE É UMA BEBIDA ENERGÉTICA?

A bebida energética nada mais é do que uma bebida rica em substâncias estimulantes do sistema nervoso central. Seu objetivo é melhorar a resistência física, promover reações mais velozes, aumentar a concentração, evitar sono, proporcionar sensação de bem-estar, estimular o metabolismo e ajudar a eliminar substâncias nocivas do organismo humano.

De acordo com a legislação qualquer produto definido como composto líquido pronto para consumo que contenha inositol ou glucoronolactona e/ou taurina e/ou cafeína, podendo ser adicionado de vitaminas e ou minerais, pode ser rotulado como “bebida energética” ou “energy drink”.



COMPOSIÇÃO BÁSICA


Água

Sacarose (açúcar de mesa) 

Glicose (açúcar simples)
Fonte de energia rápida, menos doce que a sacarose que quando associado com a sacarose propicia um melhor equilíbrio na doçura da bebida.

Dióxido de carbono (CO2)
Gás utilizado para proporcionar uma característica de efervescência. 

Taurina (aminoácido mais abundante no nosso corpo)
Age como neurotransmissor, colabora na desintoxicação de substâncias químicas estranhas e está envolvida na produção da bilis. 

Cafeína (alcalóide que tem ação estimulante)
Provoca uma sensação de revigoramento, diminuição do sono e da fadiga, exercendo um efeito sobre a descarga das células nervosas e a liberação de alguns neurotransmissores e hormônios como a adrenalina.

Glucoronolactona (produto do metabolismo da glicose no fígado)
Entra em equilíbrio com o ácido glucorônico (seu precursor) que é um importante constituinte das fibras e tecidos conjuntivos. Nem todas as bebidas energéticas possuem este ingrediente na sua composição. O metabolismo da glucoronolactona em humanos ainda não está bem esclarecido. Na natureza encontra–se em alguns vegetais que contém gomas e em produtos como o vinho. 

Inositol (composto derivado do metabolismo da glicose)
Importante para o organismo por participar da formação de parte das membranas celulares, especificamente no cérebro, medula óssea, olhos e intestinos, representando de 2 a 12% do total de todos os tecidos do corpo humano. Age no funcionamento do sistema nervoso, auxilando a transmissão de impulsos nervosos, melhora da comunicação cerebral, memória e inteligência e parece ter ação protetora sobre as células do fígado.

Vitaminas B2, B3, B5, B6 e B12
Colaboram no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas e auxiliam na capacidade de concentração e memória. 

Aditivos
Regulador de acidez, Aromatizante, Corante caramelo



A DISCUSSÃO

A grande discussão em torno das bebidas energéticas acontece por culpa da cafeína. Muitos trabalhos têm sido realizados sobre os efeitos fisiológicos da cafeína gerando conflitos entre seus pontos positivos e negativos, como sempre. Alguns estudos sugerem uma possível associação entre consumo de altas doses de cafeína com doenças coronarianas, incidência de câncer e transtornos gastrointestinais. Já outros estudos relacionam seu consumo a estimulação do sistema nervoso, aumento do estado de alerta, diminuição da fadiga e melhora do estado de espírito e também à diminuição do risco de suicídios, incidência de cirroses, aumento da taxa metabólica (ideal para quem precisa perder uns quilinhos), além de apresentar ação antioxidante.
Para sentir os efeitos da cafeína, um indivíduo tem que consumir o equivalente a três vezes o seu peso, por exemplo: A pessoa que aqui vos fala, que por sinal está 2kg acima do seu peso, 53,5kg, deve consumir 159mg de cafeína para começar a perceber seus efeitos.

É claro, que o efeito da cafeína pode variar de pessoa para pessoa. Uma dose considerada letal de cafeína gira em torno de 5g (equivalente a 62 latas de energético ou 10 litros de café). 
"Bom, pensa comigo... Um indivíduo que toma 62 latas de energético em um dia não é normal, então eu nem culparia a cafeína pelo seu falecimento"
Voltando... Não se anime, doses menores também podem aumentar o risco cardiovascular e provocar transtornos gastrointestinais, então devemos ter cuidado, principalmente se você já apresenta história de problemas cardiovasculares, arritmias, hipertensão arterial, doença do refluxo gastroesofágico, esofagite, gastrite ou úlcera.  É considerada uma dose segura, não prejudicial ao organismo, para indivíduos saudáveis, apenas 400mg, que devem ser fracionadas ao longo do dia, o que corresponde a 5 latas de energético. 

Mas atenção, não podemos esquecer da quantidade absurda de açúcares por lata de energético, cerca de 27g. Hoje contamos com as opções "sugar free" (sem açúcar), mas apenas para algumas marcas, onde você estará trocando o açúcar por edulcorantes artificiais, Aspartame, Sucralose e Acesulfame K, outras substâncias que você não deve abusar do consumo (assunto para ser discutido em outro post).

Quem mais deve evitar? Devido a meia vida plasmática relativamente longa da cafeína (período de tempo que leva para a concentração de uma substância cair pela metade do seu nível máximo), crianças devem evitar essa substância. Muito comum encontrar casos de toxidade por cafeína nesse grupo específico. A cafeína tem uma meia vida plasmática no organismo de três a sete horas, podendo chegar ao dobro desse tempo em gestantes ou mulheres que fazem uso de anticoncepcionais esteroides orais a bastante tempo, por isso esses grupos também devem evitar essa substância. Já no caso dos fumantes, a excreção de cafeína é mais rápida, o que talvez pode explicar a preferência dos fumantes pelo café.

ENERGÉTICOS MAIS ÁLCOOL 
Quando associado ao álcool, os efeitos são diferentes, porém ainda mais perigosos. A cafeína causa euforia e a taurina retarda os efeitos do álcool, desta forma, a pessoa irá compensatoriamente beber mais. Entretanto, uma recente revisão da literatura* concluiu que essa hipótese não é suportada por evidências científicas diretas e confiáveis, necessitando mais estudos para tirar melhores conclusões.  
*Verster JC, Aufricht C, Alford C. Energy drinks mixed with alcohol: misconceptions, myths, and facts. Int J Gen Med. 2012;5:187-98 


CONCLUSÃO
  • Você pode consumir energético, desde que com moderação e muito eventualmente. 
  • Atenção se você precisa perder alguns quilinhos por causa da quantidade excessiva de açúcares. Prefira o "sugar free" e mesmo assim não abuse da quantidade, entenda porque no meu post sobre adoçantes clicando AQUI.
  • Muito cuidado se você for consumir energético com bebida alcoólica, você pode, "MAYBE" (TALVEZ), ser enganado pelo sabor, pela sensação de euforia causada pela cafeína e pelo retardo dos efeitos do álcool causado pela taurina e acabar bebendo mais do que desejava. Agora, se você quiser "beber o bar todo" mesmo, não podemos culpar o energético não? Livre arbítrio!
  • NÃO pode: crianças, gestantes, lactantes e qualquer pessoa que apresente quadro de cardiopatias, arritmias, hipertensão arterial, refluxo, esofagite, gastrite ou úlcera.
  • CAUTELA: por se tratar de uma substância estimulante, se você sofre de ansiedade evite.
  • ATENÇÃO: o energético pode interferir na ação de alguns medicamentos, então consulte seu médico ou nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário