Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Manteiga ou Margarina

Algo que os pacientes, os amigos e os familiares perguntam com frequência, é qual seria a melhor opção para o consumo Manteiga ou Margarina... vocês nem imaginam quantas vezes já escutei essa pergunta! Então dedico esse post para discutir esse assunto. 




Antes de tudo, vamos entender o que são os dois produtos:
 
MANTEIGA

A manteiga é o resultado do batimento da nata do leite até que esta se transforme em uma emulsão cremosa. Cerca de 80% da manteiga é gordura, os 20% restantes se dividem em água e resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina (a proteína do leite). Como se trata de uma gordura de origem animal a manteiga é, portanto, rica em colesterol e gordura saturada, gordura responsável pelo aumento do colesterol ruim (LDL). 
 

MARGARINA
 
As margarinas são feitas a partir de óleos vegetais líquidos e pouquíssima gordura animal (até 3%), ricos em gorduras insaturadas, que passam por um processo químico para se tornarem sólidos e cremosos a temperatura ambiente, como a manteiga. 
O mais tradicional processo para fazer a margarina é o processo de hidrogenação (adição de moléculas de hidrogênio), porem esse processo leva a formação do que chamamos de gordura trans, que hoje sabemos que além de elevar o colesterol ruim (LDL) também reduz o colesterol bom (HDL).
Com a descoberta dos malefícios das gorduras trans a indústria buscou uma solução para substituir as gorduras trans e criaram o creme vegetal, uma margarina desenvolvida por outro processo, chamado este, processo de interesterificação, onde os fabricantes interesterificam uma mistura de óleo líquido com óleo totalmente hidrogenado, sendo o resultado, um produto livre de gorduras trans. Todas as margarinas que exibem em seus rótulos zero trans têm gordura interesterificada. Ótimo, problema resolvido? Não! Por se tratar de um o processo novo, não há conclusões sobre qual seria seu resultado do consumo exagerado de gordura interesterificada sobre o nosso organismo. Mas que fique bem claro que ainda não li nada conclusivo que comprove que realmente faz mal, mas  acho que é algo para ficar de olho!

Acho que não vem ao caso colocar como funciona todo o processo químico de hidrogenação e interesterificação, estou certa? Se alguém estiver, assim, muuuito interessado mande uma mensagem ou "da um google"!
Ou seja, temos:
  1. Manteiga: Rica em colesterol e gordura saturada que aumenta o colesterol ruim (LDL)
  2. Margarina por processo de hidrogenação: pobre em gordura saturada, mas rica em gordura trans que aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL)
  3. Margarina por processo de interesterificação ou creme vegetal: pobre em gordura saturada, sem gordura trans, mas rica em gordura interesterificada, gordura a qual não sabemos o que faz no organismo


Tendo essas três comparações quando optar entre Manteiga ou Margarina rica em gordura trans, não fica dúvida que a manteiga é a melhor opção. E quando comparamos a Manteiga com a Margarina rica em gordura interesterificada ou creme vegetal, acho que devemos ser cautelosos antes de consumir algo que não sabemos que efeito terá sobre o nosso organismo, então fica ai, mais um ponto para manteiga, que além de tudo é fonte de vitaminas lipossolúveis A, D E e K. 

Mas ATENÇÃO, apesar de parecer ser a melhor opção, não podemos esquecer que a manteiga é rica em calorias, gordura saturada e colesterol, então seu consumo deve ser moderado! E antes de sair usando a manteiga, veja se é possível substituí-la por azeite de oliva, essa sim seria uma melhor opção.




3 comentários:

  1. Muito legal,Dani! E esclarecedor! ADOREI!

    Beijocas,
    Vovó.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom , escrareceu minhas dúvidas Sobre elas serem saturadas e insaturadas. Muito obrigada !

    ResponderExcluir
  3. Muito bom , escrareceu minhas dúvidas Sobre elas serem saturadas e insaturadas. Muito obrigada !

    ResponderExcluir